A Toca Segura tem um propósito muito claro: ajudar cães abandonados que precisem de um lar de amor. Porém, para continuar acolhendo animais, a ONG conta com doações que, no período da pandemia, diminuíram consideravelmente.

A Toca Segura trabalha com resgate e acolhimento de animais abandonados. O objetivo é retirar animais das ruas e de locais onde estejam correndo riscos, acolhendo, castrando, e tratando da saúde desses animais, preparando eles para que sejam adotados no futuro.

Obviamente, o número de animais em situação de rua no DF é incalculável e o espaço do Toca Segura está sofrendo com superlotação. Muitas pessoas que encontram animais em perigo têm o impulso de marcar as ONG’s pelas redes sociais, porém, essa marcação em massa não ajuda muito. Há uma atribuição de responsabilidade à essas organizações, porém, o que elas fazem já é muito além das possibilidades. Além de receberem diversos chamados diariamente, muitos desses espaços acolhedores também ajudam protetores independentes em suas lutas, divulgando seus protegidos e apoiando para que consigam lares definitivos para os animais que resgatam. Por isso o importante é doar. Eles saberão como usar o valor arrecadado de acordo com as demandas internas. Agora, com o período de pandemia, a situação está ainda mais delicada, pois o número de doações e de apadrinhamento dos bichinhos caiu consideravelmente.

“Todo o nosso trabalho é realizado através de doações de apoiadores, do suporte do hotel Amo Pet e através de trabalho braçal mesmo de voluntários. Não temos condições de sair pelas ruas do DF resgatando todos os animais que nos encaminham por aqui. Gostaríamos que todos entendessem que espaço e recursos (financeiros e humanos) são escassos. Para que um número maior de animais possa ser ajudado, é preciso que todos façam sua parte. Gostamos sempre de destacar que todos podem ser protetores, se cada um ajudar um animal em situação de rua, será um animal a menos sofrendo.”, comenta Danielle, uma das integrantes do Toca.

A Toca Segura está sempre em movimento, arrecadando valores para manter todo o fluxo de atividades em ação. A equipe promove eventos, rifas, bazares e promoções. O instagram deles não para, seja mostrando as evoluções dos casos dos animais resgatados, anunciando outros para doação responsável ou compartilhando boas iniciativas.

Existem muitos grupos maravilhosos de protetores no DF. Eles também trabalham incansavelmente pelos animais. Todos (veja bem)… Todos estão sempre precisando de ajuda. A maior maneira de ajudar é doando qualquer valor para essas entidades, que formam uma verdadeira rede de amor e respeito. Apoiar qualquer desses grupos é apoiar a causa animal. Para ajudar com doação de qualquer valor, utilize a chave PIX da ONG: 36.819.272/0002-46

As denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas na Ouvidoria do GDF pelo telefone 162 ou pelo site https://www.ouv.df.gov.br/. A Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema) também pode ser acionada pelo número 197, pelo WhatsApp — (61) 98626-1197 — ou pelo e-mail [email protected] Outra opção é o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, que atende 24 horas pelo telefone (61) 3190-5190 e pelo WhatsApp (61) 99351-5736.

Conheça as Redes da Toca Segura: Instagramhttps://www.instagram.com/tocasegura/ Facebook – https://www.facebook.com/profile.php?id=100013302462522

Acesse https://tocasegura.ong.br