O projeto Manual do Artista em Formação chega ao DF com muita inventividade, humor e criações artísticas na área da dança-teatro e videodança.

Foto e Fotomontagem: Saulo Cruz

Tendo uma equipe de experientes profissionais do DF, o “Manual do Artista em Formação” nasceu das inquietações de jovens artistas que encontravam-se na busca de referências criativas. Dessa maneira, outros grupos da cidade, como a Andaime Cia de Teatro e Pés foram observados para que pinceladas conceituais e estéticas somassem ao objeto de montar uma obra artística.

Fortemente inspirado no universo humorístico de Pedro Almodovar, o Grupo Rivotrio, responsável pelo projeto, encontra-se numa frequência criativa que vai da dança ao teatro, do humor clownesco a performance física, do acadêmico ao artístico. Nada mais natural para a geração nascida em finais dos anos 1970 e início dos anos 1980, onde os neóns, o new wave e as ombreiras e passos de Ilariês e lambadas serviram como um choque  de imagens, sons e sensações. Não há como negar… os artistas dessa geração têm um pé no erudito, no popular e no delicioso escracho.

O Manual do Artista em Formação é uma brincadeira sobre a figura austera do pesquisador acadêmico em oposição da ludicidade do artista cênico na criação, sempre num dialogo entre a tradição e o contemporâneo. Além de apresentações em cidades do DF como Samambaia, Vila Telebrasília e Plano Piloto, o projeto culminará na realização de um videodança, como numa maneira de deixar eternizada a pesquisa na linguagem audiovisual.

Conheça o Rivotrio Performático

É um coletivo concebido pelas artistas Aline Mello (DF), Thais Cordeiro (RS) e Victória Oliveira (SP), sediado no Núcleo Bandeirante. As integrantes se encontraram em 2012 durante a graduação em dança no Instituto Federal de Brasília, porém, no ano de 2014 passaram a investir na potência do trio para a realização de obras artísticas autorais.

Com duração de 60 minutos, O Manual do Artista em Formação estreia em março no já conhecido Espaço Imaginário Cultural de Samambaia. Em seguida, segue para o Espaço PÉ DiReitO, na Vila Telebrasília e, posteriormente, encerra a temporada na Funarte, no Plano Piloto.

Na equipe. Aline Melo, Thais Cordeiro, Alisson Araújo, Victória Oliveira, Adriano Rozza, Higor Filipe, Saulo Cruz e Bernardo Ouro Preto.

O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Em breve, a agenda completa!