Ação artístico-pedagógica inclui preparação de professores para mediação artística, exibição de espetáculo on-line, oficinas e debates com estudantes.

A edição de 2021 do projeto acontecerá totalmente em ambiente virtual. A primeira etapa começou com as inscrições das escolas interessadas em receber o projeto. Foram 17 escolas inscritas, destas 13 são da Ceilândia e 4 de outras regiões do Distrito Federal. Serão cerca de 40 professores e 20 gestores envolvidos nas atividades de mediação propostas pelo projeto.

Na semana de 12 a 16 de abril as escolas inscritas receberão as atividades de mediação. Isso acontecerá por meio de encontros virtuais com a coordenação pedagógica do projeto. Em seguida, as turmas vão vivenciar o JOGO-MEDIAÇÃO, atividades de sensibilização antes do encontro com o espetáculo teatral, para potencializar o processo de apreciação estética da obra.

No fim da segunda semana de atividades de mediação, professores e estudantes apreciarão o espetáculo Sonho de uma Noite de Verão, que acontecerá no dia 30 de abril em duas sessões, às 9h e às 15h, com transmissão pelo canal do Youtube da Mediato. Depois do espetáculo, os artistas farão um bate-papo com os espectadores a partir das perguntas enviadas pelo chat.

Como forma de criar desdobramentos criativos a partir da experiência com a obra teatral, serão oferecidas 2 oficinas com a companhia teatral Celeiro das Antas, completamente virtuais. A primeira é intitulada “A construção do riso” e a segunda é uma oficina de “Mimica”.  As inscrições serão disponibilizadas para os estudantes participantes do projeto. Além disso, as escolas inscritas receberão um material educativo em formato virtual que servirá de apoio pedagógico para estimular o desdobramento com atividades educativas após o espetáculo.

“Sonho de uma Noite de Verão” é uma comédia fantástica que aborda o amor por meio de quatro histórias que se desenrolam em uma noite de verão, quando equívocos e desencontros geram situações cômicas. A encenação da Cia de Teatro Celeiro Antas se baseia na obra do inglês William Shakespeare e vem conquistando diferentes públicos de Brasília e regiões. Agora, será a vez de estudantes de Ceilândia/DF acompanharem esse espetáculo já popular na capital através da iniciativa cultural Mediato.

Na sétima edição do projeto, a Mediato leva uma experiência teatral para estudantes de escolas públicas das séries finais do ensino fundamental e ensino médio do Distrito Federal. A experiência artístico-pedagógica foi desenvolvida para sensibilizar estudantes e continuar o importante trabalho de formar novos públicos para o teatro, garantindo, sobretudo, o acesso democrático aos bens culturais.

Além da transmissão de duas sessões do espetáculo, no turno matutino e vespertino, será garantido o acesso de cerca de 5 mil estudantes às atividades artístico-pedagógicas de mediação antes da peça, bem como será disponibilizado às professoras um material educativo complementar para aplicação nas aulas pós-espetáculo.

A Mediato entende que o processo de formação de público para as artes vai além de oferecer a gratuidade de um espetáculo, e por isso investe em uma programação integrada para estudantes e professores. Essa programação conta com 2 semanas de atividades de mediação aplicadas antes do espetáculo, material de apoio para professores, apreciação da obra teatral, bate-papo com a companhia teatral e oficinas com os artistas.

Para acessar em dias de transmissão, acesse Youtube https://www.youtube.com/channel/UC703xLFzonUvhTgx5XscZmA

FICHA TÉCNICA

Arlene von-sohsten – Coordenação Geral/ Luênia Guedes – Coordenação Pedagógica/ Pati Reis – Graphic Designer/ Carolina Lobo – Gestão de Mídias/ Josuel Junior – Assessoria de Imprensa/ Ly Assunção – Produção/ Celeiro das Antas – Companhia Teatral/ Maleta Cultural – Tradução em Libras