Serão beneficiadas 12 escolas do Recanto das Emas e do Riacho Fundo II. A ação tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC)

Fotos de divulgação:  Itayonara Rodrigues 

O projeto Teatro nas Escolas – Cultura, Reflexão e Sustentabilidade que tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, leva espetáculos teatrais para 12 escolas do Recanto das Emas e do Riacho Fundo II.

As apresentações começaram no dia 17 de setembro e se encerram no dia 24 de outubro. Já foram nove escolas contempladas com peças de teatro gratuitas para alunos da rede pública. Nesta próxima semana o projeto se encerra com as apresentações no Centro Educacional 1 Riacho Fundo II, Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas e no Centro de Educação Infantil Riacho Fundo II.

Esta atividade cultural é voltada para alunos de escolas públicas de educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens Adultos). No total o projeto alcançará um público de 1.780 estudantes e professores.

A iniciativa é do produtor Adriano Porto Dias, que para compor o repertório artístico do projeto, convidou artistas que já tinham trabalho teatral de excelência no DF.

Dentro do projeto constam três espetáculos que abordam temas sociais atuais fundamentais para a reflexão dentro do ambiente escolar. A sustentabilidade e o uso dos recursos naturais são trabalhados na peça Sementes – Quando o Sonhadário Germina, deCaísa Tibúrcio. As relações de opressão que constroem o Bullying vividas na escola com Fofinho Não! Balofo, deWilly Costa e questões de identidade e da cultura afrodescendente com Canoa de Encantos, do grupo Nutra.

Todas as apresentações contam com sessões da mediação pedagógica antes de cada espetáculo para aprofundar com os alunos, por meio da reflexão, os temas abordados.

De acordo com o produtor Adriano Porto Dias, essa é uma forma de contribuir para um processo de formação de plateia. “Esse projeto tem o intuito de levar teatro a regiões que muitas vezes ficam carentes de cultura. Com o teatro na escola é possível despertar o gosto desses alunos por arte e assim fazer com que eles busquem mais opções de lazer também na arte”.

Além da mediação pedagógica todas as sessões terão tradução simultânea em libras. 

Próximas apresentações

21 de outubro
Canoa de (Em)cantos
Às 20 horas
CED 1 Riacho Fundo II

22 de outubro
Canoa de (Em)cantos
Às 20 horas
CEM 804 Recanto das Emas

24 de outubro
Sementes: Quando o Sonhadário Germina
Às 15 horas
Centro de Educação Infantil Riacho Fundo II