A coleta seletiva fará parte do dia a dia dos moradores de Sobradinho II e Plano Piloto a partir da próxima segunda-feira (3). No centro da capital, o serviço atenderá o Setor Militar Urbano (SMU), o Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte  (Saan), o Shopping Popular, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) – que funciona na antiga Rodoferroviária – e a Granja do Torto.

A ampliação da coleta seletiva foi possível devido ao contrato celebrado com três empresas em outubro do ano passado. Logo depois, as comunidades da Vila Planalto e da Vila Telebrasília passaram a receber o serviço.

Moradora da Vila Telebrasília desde que nasceu, Sara de Jesus, 39 anos, tem o costume de fazer a separação do lixo em casa. Ela destaca a importância do serviço ter chegado à cidade. “A gente tem que ter essa consciência. Não só por causa do meio ambiente, mas também pensando na segurança dos catadores que recolhem esse material”, comenta a estudante.

Sara de Jesus tem o costume de separar o lixo em casa | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Odilon Lima, 73 anos, também está satisfeito com a novidade. “A intenção do governo é muito boa. Muitos vizinhos fazem a separação, outros não, mas acredito que com essa ação eles terão mais consciência. Dessa forma estamos ajudando o meio ambiente e os profissionais que prestam esse serviço”, destacou o aposentado.