Soluções sustentáveis são modernas e econômicas 

A tecnologia é a alma das construções sustentáveis. São criadas soluções para poupar energia, reutilizar água, ventilar o ambiente, além de outras formas ecologicamente corretas para casas e prédios comerciais. Na avaliação do engenheiro Marcos Penna, que é especialista em construções sustentáveis, e sócio da PRONTA Construtora, todo investimento é recuperado a médio prazo. “São muitos os benefícios de incluir o uso de tecnologias no gerenciamento de construções. Tudo que é aplicado nas obras é revestido com o tempo. Pensamos em controles para evitar o desperdício de materiais, tempo e recursos naturais”, explica. 

Na avaliação do empresário Sérgio Cardoso, sócio da PRONTA, o modelo de construção é o futuro do setor. “Trazemos ao mercado imobiliário um novo formato de negócio de venda e construção. Mais prático, tecnológico e sustentável. Estamos vivendo uma época em que a preocupação com o planeta é real. Oferecemos soluções na área de construção civil, arquitetura e incorporações imobiliárias”, explica Cardoso. 

A vida sustentável também se torna mais barata com o tempo. De acordo com uma pesquisa do Sistema Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, optar por sistemas de reutilização de água e luz e encorajar pessoas a trocarem os carros por bicicletas, economizaria 3,7 bilhões de libras por ano, cerca de 20,8 bilhões de reais. O estudo também leva em conta a saúde da população, já que, mais saudáveis, também não teriam custos com hospitais e remédios. 

O que é construção sustentável?

É uma forma de construir casas, prédios, edifícios comerciais, harmonizando com o meio ambiente. O objetivo é amenizar os impactos à natureza, reduzindo ao máximo os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia. 

Confira soluções práticas para ser mais sustentável: 

Invista em reciclagem: muitos materiais podem ser reaproveitados para não irem para o lixo. Plásticos, por exemplo, podem ser reutilizados para virar itens de decoração.  

Reuso dos recursos naturais: sistema de recolhimento de água da chuva, entradas estratégicas de ar – para evitar o uso de ar-condicionado, captação de energia solar. Essas são algumas das soluções para minimizar os custos gerais da casa e preservar o meio ambiente. 

Opte por materiais biodegradáveis: já existem várias opções de materiais disponíveis biodegradáveis. São alternativas sustentáveis e modernas. 

Dê adeus aos descartáveis: copos, pratos, guardanapos, entre outros. Existem muitos objetos que acumulam lixo e agridem o meio ambiente. o ideal é abandonar os descartáveis e investir em itens reutilizáveis ou biodegradáveis. 

PRONTA Construtora

Endereço: SGAN 601 lote H salas 1065 e 1066 – Edifício ION Escritórios Eficientes

Contato: (61) 3181-0035