No dia 10 de Junho chega à Brasília uma oportunidade inédita para cegos e pessoas de baixa visão: publicações de textos em livro distribuído nas melhores livrarias online para leitores do mundo inteiro. Por meio da Chamada Pública Ocupação, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o agente literário Andrey do Amaral coordenará uma coletânea exclusiva para deficientes visuais. Essa ação acontece dentro do projeto Mostra de Literatura TXT.LAB.

O evento, que tem em seu escopo uma estrutura flexível e multidisciplinar, acontece nos meses de junho, julho e agosto na Biblioteca Braille Dorina Nowill de Taguatinga, instituição de salvaguarda do edital. Essa 8ª edição proporciona atenção exclusiva a escritores com deficiência visual. Nesta edição, a Mostra tem como foco os Direitos Humanos, promovendo acessibilidade e inclusão para os cegos. O projeto, patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), irá selecionar textos para serem publicados em livro nos formatos impresso e digital. A obra será distribuída digitalmente nas melhores livrarias do Brasil e fisicamente em algumas bibliotecas da cidade. E o melhor: caso seja selecionado, o escritor ou escritora nada pagará pela publicação. Os escolhidos podem ter o auxílio de autores renomados com livros de destaque no cenário nacional e que também fazem parte do conselho editorial de arte-educação do projeto. Karla Calasans, Ana Maria Freitas Coelho, Fernanda Carvalho, Beatriz Schwab, Aguinaldo Tadeu, Antônio Leitão, José Carlos Vieira e Andrey do Amaral estão entre os profissionais de curadoria.

Nossa intenção é que, mesmo finalizado o projeto, os deficientes visuais continuem produzindo e publicando. Com a validação dos textos pelo corpo curatorial, os deficientes visuais terão uma experiência única de perceberem sua produção literária disponível nas melhores livrarias online, o sonho de todo escritor. Para participar, o interessado deve comprovar por meio de laudo técnico sua deficiência. O edital está disponível na Biblioteca parceira. Participe!



Serviço:

Mostra de Literatura, 8ª edição – Ocupação e Inclusão
Seleção de textos de autores cegos
Horário: de 14h às 16h30
Local: Biblioteca Braille Dorina Nowill,
CNB 01, Área Especial 01 – Taguatinga/DF
Informações: (61) 9 8457-7131

[email protected] 

Assessoria de Imprensa – Casa da Redação
Tels: (61) 99972-9605

[email protected]

Últimos posts por Fernanda Caixeta | Casa da Redação (exibir todos)