No dia 06 de outubro, às 10h, acontecerá o Lançamento Oficial do Reciclotech, um programa de inclusão digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, que acontecerá na Sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústria Gama.


O programa visa conscientizar sobre o descarte correto do lixo eletrônico, proporcionar educação e o envolvimento da sociedade por meio da tecnologia. Com esta iniciativa a Secretaria promove ações que facilitam o acesso e a capacitação de pessoas de baixa renda às tecnologias da informação e comunicação (TIC).


Em sua primeira fase, a Secretaria de Tecnologia irá criar um polo de formação e economia circular, na qual trabalhará com os órgãos públicos para garantir que a população tenha um local com o descarte correto do lixo eletrônico e conte com os Pontos de Entrega Voluntária (PEV). Desta forma, os resíduos serão recebidos, triados, separados e encaminhados para a reciclagem, alcançando o máximo de reaproveitamento e o mínimo de perda.


O programa tem uma estimativa de coleta de mil toneladas de lixo eletrônico por ano e, através destes números, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação pretende devolver para a sociedade cerca de 100 laboratórios, totalizando assim 1000 equipamentos.


O Reciclo-Tech ainda irá capacitar, anualmente, 1000 jovens a partir de 14 anos por meio de cursos de informática básica, manutenção de computadores, redes e robótica. Portanto, jovens e adultos que estão à procura do seu primeiro emprego, requalificação profissional ou mesmo mais conhecimento na área de inclusão digital poderão encontrar por meio deste programa muitas oportunidades. Participe!

Últimos posts por Janaina Scartazzini | Colunista de Variedades (exibir todos)