A atriz, diretora e pesquisadora Jordana Mascarenhas ministra o workshop de atuação dramatúrgica “A Mitologia do Corpo”, de 11 a 13 de outubro.

Voltado para atores e não atores, o curso de imersão explora histórias pessoais, que a professora define como “ocupação do espaço de fabulação, de dramaturgias intracorporais e de criação a partir dos encontros e afeto”. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (61) 98158-7173 ou pelo email [email protected].

A vivência prepara atores para facilitar o trabalho de construção de espaços. “Acredito que os processos criativos têm a ver com pulsão de vida. Desta forma, desenvolvi um dispositivo dramatúrgico vindo dessa pulsão, com o intuito de despertar os processos criativos, explica Jordana. O workshop é desenvolvido para pessoas dispostas a entrar no universo imersivo de troca, coexistência e co-criação artística, ou seja “para todos os artistas que existem dentro de cada um”, nas palavras da professora.

Para a imersão artística proposta para o workshop, Jordana dividiu a vivência em etapas. A primeira delas é o “Encontro consigo”, que consiste na construção dramatúrgica e coloca os atores em um resgate de suas próprias mitologias. O objetivo é o despertar da dramaturgia intracorporal como dispositivos de criação, baseado no contato com memórias e afetos pessoais. 

O passo seguinte é o “Encontro com o eu artista”, calcado na criação e recriação de referências pessoais no campo de vivências. O terceiro momento da imersão é o “Encontro com o outro”, etapa em que são realizadas as apresentações com os alunos colocados em um espaço de apresentação que foi escolhido e organizado por ele próprio na etapa anterior. Nesta etapa, são feitas apresentações de cenas para um espectador de cada vez, em uma relação de emancipação e tocabilidade, instaurada no encontro.  

A última etapa do workshop, o “Encontro com o mundo”, é quando cada inscrito apresenta para todo o grupo do curso o material produzido. O momento é voltado à divisão de potencialidades e à união dos encontros realizados durante o workshop.

Jordana Mascarenhas é atriz, diretora, produtora cultural e pesquisadora, atualmente tem seus estudos voltados para processos composicionais com foco no campo de afetos, na composição e resgate de mitologias pessoais, perpassando os campos de memória, vivência e experiência mobilizados no tempo, no espaço e no encontro. Com formação em Letras e Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), fundou a Companhia Dois Tempos de Teatro, que começou suas atividades em 2008. O grupo já agregou, em uma década, mais de 40 artistas. Nesse período, foram desenvolvidos e apresentados 12 espetáculos em Brasília e outras cidades, com passagens pelos festivais Cena Contemporânea (2015 e 2017), ocupação Brecha BR-040 (2014) e Mostra de Teatro do Fundão (2018). Atualmente, o grupo trabalha na montagem do espetáculo “Manifesto do Eu Só” e na criação do  documentário Teia-Mulheres de Teatro ambos com realização em 2019 e 2020.

SERVIÇO:
Workshop “A Mitologia do Corpo”
De 11 a 13 de outubro

Na Unipaz (SMPW Quadra 8, Conjunto 2, Área Especial Granja do Ipê, Park Way)

Valor: R$ 620 (parcelamento no cartão de crédito em até cinco vezes com acréscimo).

Inscrições e informações: (61) 98158-7173 ou pelo email [email protected]