Após um período em que as apresentações presenciais haviam sido interrompidas pela pandemia, o Teatro dos Ventos retorna, gradativamente, à sua programação habitual.

O Teatro dos Ventos – Confraria Artística é um grupo e também um espaço cultural situado em Águas Claras. Desde 2011, produz espetáculos e realiza aulas de artes cênicas. Agora, respeitando as normas de saúde e segurança, irá apresentar a temporada do espetáculo “O Inspetor Geral”, de Nicolai Gogol. A direção é assinada por Fernando Martins.

Fernando é Mestre em Teatro pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília/UnB (2011). Graduado em Artes Cênicas pelo CEN/UnB (2007), atua na área cênico-musical como ator, cantor, dramaturgo e diretor desde 2000. Trabalhou ao lado de emblemáticos encenadores contemporâneos, como Antônio Abujamra, Hugo Rodas, Silvia Davini e Oscar Edelstein. Atualmente dirige o grupo Teatro dos Ventos, onde produziu diferentes espetáculos ao longo dos anos. Entre 2012 e 2018, foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Teatro do Centro Universitário IESB. Em sua trajetória, muitos prêmios por sua atuação como diretor, ator, cantor e compositor.

Agora, em “O Inspetor Geral”, o diretor (que também atua) propôs com o elenco uma dinâmica de cena onde os 11 atores desempenham os papeis de personagens, sonoplastas, iluminadores e contrarregras da cena. O jogo frenético da cena é eletrizante. .

A peça apresenta um acontecimento em uma pequena cidade do interior, onde é alarmada a súbita chegada de um inspetor que vem da capital para fiscalizar a administração pública local. As autoridades e seus habitantes confundem um aventureiro, sem dinheiro e passando fome (que por acaso passa pela cidade), com o temido oficial do estado. Isso conduz as autoridades e comerciantes locais à tentativa de escaparem da inspeção por meio de corrupção e pagamentos de propina. Por outro lado, este aventureiro tira proveito das boas condições oferecidas e das regalias a ele direcionadas.

Para a temporada presencial, algumas providências foram tomadas pela equipe. Os atores foram testados negativamente contra COVID 19 e há a informação de uso de máscaras obrigatório para a plateia. Para evitar contato de bilheteria, a venda de ingressos passou a ser toralmente on-line. O espaço é higieniado com produtos de linha hospitalar e foi necessária a redução de capacidade do teatro de 60 para 30 lugares, mantendo o distanciamento entre o público. Na entrada do local, álcool em gel e medidor de temperatura por sensor. Serão distribuídos também pro-pés (aqueles protetores para calçados) ao público público presente. Tudo isso para um retorno seguro e a manutenção da arte local.

No elenco, estão nomes como Thiago Ramos, Iury Persan, Isa Schmidt Bravo, Laura Rose, Catherine Zilá, Rodrigo Bezerra, Dogi Lima, Micael Alves, Camilla Goulart, Maria Clara Farias e o próprio Fernando Martins.

FICHA TÉCNICA

Texto original: Nicolai Gogol

Direção geral e adaptação dramatúrgica: Fernando Martins

SERVIÇO:

Local: Teatro dos Ventos – Rua 19 norte – Águas Claras, a 300 metros da estação de metrô Águas Claras.

Temporada: De 24 de outubro a 29 de novembro de 2020: Sábados e domingos, às 20h, sessão extra sempre aos domingos, às 17h

Ingresso: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia entrada)

Os ingressos podem ser adquiridos através do whatsApp do Teatro dos Ventos (61) – 98161.3618 por meio de link de pagamento. Ou através da plataforma SYMPLA no endereço: www.sympla.com.br 

Informações: 61 98161.3618 ou 98377.0336

Classificação indicativa: 12 anos.

Últimos posts por Josuel Junior | Colunista de Cultura e ator (exibir todos)