Após a folia do feriado de carnaval é preciso ficar atento aos sinais do corpo e possíveis desgastes vocais.

O fonoaudiólogo Ivan Carneiro, do time de fonoaudiologia da Clínica Clinica Clifali, alerta sobre os cuidados com a saúde vocal depois do carnaval.

Depois da folia do carnaval muitas pessoas acabam identificando um desgaste vocal. “Alguns excessos ou o mal uso vocal – falar muito e muito alto, gritar e forçar a voz – podem sobrecarregar as cordas vocais, desencadeando um inchaço, causando rouquidão, alteração na qualidade da voz”, conta Ivan.

Entre os cuidados preventivos e de atenção com a voz. É essencial fazer aquecimento e desaquecimento vocal, que pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que haja orientação segmentada de um profissional fonoaudiólogo.

Outro fator importante é observar e atento a alguns sintomas, já que falar alto vários dias seguidos pode gerar desde fadiga até alguma lesão de prega vocal, surgindo queixa como a rouquidão. “É comum profissionais que atuam com a voz e mesmo aqueles que só curtiram o feriado. Se sentir com um desgaste vocal. E, caso esses sintomas persistam é necessário buscar uma ajuda profissional de médico ou fonoaudiólogo”, conta Ivan Carneiro.

:: Saiba mais | Na Clínica Clifali, Ivan Carneiro realiza avaliação, diagnóstico e reabilitação (fonoterapia) na área de fonoaudiologia. Juntamente com um corpo de profissionais em várias áreas.

| :: Agende sua consulta |
? Atendimento particular
e por convênio:
(61) 3352-4189 |
(61) 3042-5720 |

:: Endereço | Torres do Alameda Shopping
CSB 02, LOTE 1/4, ED. ALAMEDA TOWER – TAGUATINGA SUL – DF
TORRE A – SALAS 704, 706 E 708 – MATRIZ