Dia 28 de abril é comemorado o Dia do Sorriso! E você está satisfeito (a) com o seu sorriso? Estudos demonstram que pessoas com sorriso bonito têm mais facilidade para conseguir um emprego, são mais sociáveis, felizes, capazes, responsáveis e inteligentes. Ou seja, além de estar relacionado à estética pessoal, o sorriso é uma expressão que também traz benefícios para o bem-estar psicológico e social. Você está pronto para sorrir bonito neste ano de 2019 que está começando?

Dentre os diversos fatores que influenciam a harmonia do sorriso, está a quantidade de gengiva que aparece quando a pessoa sorri, que deve ser de aproximadamente 2mm. Quando essa medida é maior, denominamos essa condição de sorriso gengival. Normalmente a queixa vem do próprio paciente por considerar uma aparência de dentes curtos ou ainda de um sorriso com aspecto infantil,  o que muitas vezes compromete a auto-estima e as relações inter-pessoais.

Por outro lado, quando há falta de gengiva cobrindo os dentes, característica da retração gengival, a estética bucal também é prejudicada. Ou seja, como tudo na vida, o que importa é o equilíbrio.

O tratamento dessas duas situações (sorriso gengival e retração gengival) pode ser muito simples, envolver uma única abordagem ou pode necessitar uma associação multidisciplinar, a depender do correto diagnóstico realizado pelo Periodontista.

  • Dra. Elisa Grillo

Especialista em Periodontia / ACDC CAMPINAS / Odontologia para pacientes Oncológicos 

HOSPITAL SIRIO LIBANÊS / Habilitação em Laserterapia / USP São Paulo


  • Dra. Mariana Figueiredo 

Mestre em Periodontia / FOAR UNESP / Especialista em Periodontia / FOAR UNESP / Especialista em Implantodontia /FOAR UNESP

Serviço:

PERIO’LIFE

E-mail: [email protected]

Telefone: 3711-1818 / 99960-3770

Endereço: SHLN – Lote 09 – Bloco A – Sala 212 – Ed. Biosphere Health Center