O DF é conhecido por gerar importantes quadrilhas juninas nas cidades, agitando os arraiás que circulam durante alguns meses na capital. Agora, é a vez de reunir as melhores quadrilhas juninas dos estados Brasil num grande concurso oficial que está em sua 15ª Edição: O Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas!

Chancelado pelas Entidades Filiadas à Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas – CONFEBRAQ, o XV Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas chega ao Distrito Federal e tem como anfitriã a Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno – LINQ/DFE e a Cidade do Cruzeiro.

O evento será nos dias 27 e 28 de julho (Sábado e Domingo), a partir das 17h, entre o Cruzeiro Novo e Velho ao lado do ginásio de esportes e fará parte da programação dos 60 anos da Cidade do Cruzeiro, sempre com entrada franca. 

O Concurso Nacional ocorre desde 2005, e funciona de forma itinerante, tendo ocorrido nos últimos anos no Estado do Para; Tocantins e Roraima. Esta será a segunda vez que o Distrito Federal sediará o evento, onde pode realizar a primeira edição em 2005 em Taguatinga.

O Concurso nacional ocorrerá em uns dos berços culturais do DF, na cidade do Cruzeiro, onde o Samba da ARUC dará espaço aos diversos espetáculos juninos vindos de todo o Brasil, com a representação de 16 Estados e o Distrito Federal.

Estados Participantes:Estarão participando do 15º Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas: Pega Pega do Acre; Santa Fé de Alagoas; Cia da Ilha da Bahia; Arriba Saia de Goiás; Matutos do Rei do Maranhão; Quadrilha Junina do Mato Grosso; Fogo de Palha de Minas Gerais; Raízes do Sol do Pará; Moleka 100 Vergonha da Paraíba; Raio de Sol de Pernambuco; Junina Explosão Estrelar do Piauí; São Judas Show do Rio de Janeiro; Lume da Fogueira do Rio Grande do Norte; Ze Monteirão de Roraima; Meu Sertão de Sergipe; e Arranca Toco de Tocantins. Do DF, participarão as quadrilhas “Si Bobiá a gente Pimba” e “Arroxa o Nó”, respectivamente, campeã e vice-campeã do Circuito do Distrito Federal e Entorno no ano de 2019.  

E mais

Além da manutenção das tradições culturais, os grupos juninos têm uma função social muito importante, promovendo a inclusão social e o despertar da cidadania, onde os trabalhos realizados pelos grupos não se resumi as apresentações no período junino, mas durante o ano todo com trabalhos em seus municípios e em suas comunidades. Esse movimento, além do arranjo produtivo local, incentiva o turismo regional, gerando emprego, renda e aquece a economia local. Este evento trará diretamente ao DF aproximadamente duas mil pessoas.

O Concurso Nacional, além de reunir as melhores quadrilhas juninas do Brasil, presenteia o público brasiliense com belos espetáculos e tem a missão de manutenção, fomento, valoração e promover a cadeia produtiva com vista a tradição dos festejos juninos no DF e Entorno. O evento é de realização da LINQ – DFE em parceria com Grêmio Recreativo Arraia Formiga da Roça – GRAFR, Administração Regional do Cruzeiro com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Confira o que rolou no concurso do ano passado:http://g1.globo.com/rr/roraima/videos/t/todos-os-videos/v/boa-vista-sedia-o-concurso-nacional-de-quadrilhas-juninas/7021299/

XV CONCURSO NACIONAL DE QUADRILHAS JUNINAS – 27 e 28 de julho (Sábado e Domingo), a partir das 17h – Q 811 – Entre o Cruzeiro Novo e Velho, ao lado do Ginásio de Esporte

Entrada franca.