O Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia inova ao propor um aulão coletivo em que professores de diferentes disciplinas falarão sobre assuntos da contemporaneidade, usando tecnologia e criatividade.

Quando a tecnologia e o conteúdo educacional se tornam aliados, todo mundo ganha! Um dos grandes desafios do Brasil de 2021 tem sido dar continuidade ao ensino escolar devido à paralisação (necessária) das atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavirus. Foram muitos os estudantes que acabaram fazendo parte da triste estatística da evasão escolar.

Os motivos dessa evasão são muitos. Podemos citar muitos, pois é sabido que nem todos os estudantes de escolas públicas têm acesso contínuo e de qualidade à internet. Aos poucos, a presença deles nas atividades on-line diminuíram mediante as dificuldades desse acesso. Muitos dividem computadores e celulares em suas casas. Na maioria das vezes, o acesso é por internet pré-paga. Falta privacidade, falta espaço adequado, falta recurso financeiro e, sobretudo, falta assistência tecnológica e psicológica.

O professor Wagner foi um dos profissionais que gravou o vídeo para o AULÃO DO CEM 414.

Numa escola de Samambaia Norte/DF, professores, supervisores e gestores do turno da noite desenvolveram uma proposta de interação on-line com estudantes de séries múltiplas. O projeto ganhou o nome de AULÃO – um conjunto de aulas on-line em que educadores de diferentes disciplinas se encontrarão em uma sala remota com estudantes de séries distintas. Cada um gravou um vídeo indidividual convidando seus alunos para o projeto. Depois, todos os vídeos foram reunidos num outro, maior e com informações complementares. Tudo para que a ideia tenha um alcance mais efetivo.

No caso do CEM 414, diferentes temas serão desenvolvidos para esses encontros mistos, que possuem um caráter menos formal – justamente para que a relação entre professores e estudantes seja mais leve, mais casual. O primeiro encontro é sobre a PROFISSIONALIZAÇÃO após a escola. Neles, os professores darão dicas sobre o funcionamento do PAS, do ENEM e dos programas existentes para a entrada numa faculdade, seja numa instituição federal ou particular. Além disso, será discutido como funciona a Formação Técnica oferecida por entidades públicas e privadas, ações ligadas ao sistema S e outras possibilidades de formação continuada.

A iniciativa utiliza as ferramentas da internet para promover o AULÃO nas redes, buscando uma linguagem mais próxima dos educandos, estimulando a entrada deles nas plataformas e diminuindo o risco de evasão escolar. O desafio é grande, mas a equipe está disposta a experimentar. Quem tem mais facilidade com gravação ajuda quem não tem. Quem facilidade com criação gráfica monta os cards e teasers de internet e por aí vai!

Confira o vídeo oficial com a participação de outros professores:

Siga as redes da escola: Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7aerujO1vXcUullhwC_aVw / Instagram: @cem414sam