Criada em abril de 2008, pelo educador social Farion Souza, entre os dias 08 e 29 de abril de 2021 a Comunidade Esportiva Shalke-XII comemora 13 anos de esporte, lazer e ação social em Samambaia – RA XII/DF. Como não pode ser presencial, a comemoração é virtual, no Instagram @shalkexii. Nos encontros vai se reviver a história da entidade, envolvendo alunos, colaboradores, apoiadores e convidados, em bate papos animados.

“Criamos o Shalke XII inspirados na filosofia do clube esportivo Schalke-04, da Alemanha, ‘para tornar possível o impossível’. Nossa MISSÃO é garantir às crianças e jovens o acesso a atividades esportivas e de lazer, para o desenvolvimento pessoal, social e qualidade de vida. O número XII é de Samambaia – RA XII/DF. O branco, verde e laranja são do Fluminense, time de coração”, explica Farion Souza.

Sem fins lucrativos, a iniciativa traz esperança e oportunidades à comunidade de alunos, familiares e colaboradores. Proporciona formação e inclusão social, com valores éticos, em favor da cidadania. “As crianças e jovens se socializam, com saúde e prazer, conscientes de seus direitos e deveres. Esporte, cultura e lazer são ferramentas poderosas para elevar os índices de desenvolvimento humano”, diz o educador.

Trajetória

Até 2012 o projeto Shalke-XII perambulou por campos de terra batida, barro e poeira, buscando um espaço melhor, obtendo a concessão temporária de uso do campo de grama sintética da quadra 311. Naquele ano foi vice-campeão da etapa regional da Copa Coca Cola o que credenciou seus alunos a serem gandulas na Copa do Mundo 2014, no Brasil. Em 2015 se tornou, oficialmente, instituição privada sem fins lucrativos.

Em 2016 obteve seu primeiro patrocínio empresarial para inscrições, arbitragem, transporte, uniformes, lanches, medicamentos, etc. Em 2017 participou da 2ª edição da Taça das Favelas, com seu time feminino. Em 2018 foi campeão brasiliense de futebol 7 feminino, pela Federação Brasiliense de Futebol 7. Iniciou parceria com a Rede Gol Transformando Vidas, que apoia projetos sociais esportivos do DF e Entorno.

Em 2020 o time adulto foi vice-campeão da Etapa Regional de Futebol 7 Brasil. Já passou pelo projeto umas mil crianças e jovens, meninos e meninas, entre [email protected]: Marcelo Aguiar (18), hoje no Fluminense/RJ; Vinycius Cardoso (18), no Ituano/SP; Myllene Batista (20) vice-campeã paulista sub17, pelo Audax/SP; Vinicius Meirelles (16) no Bahia/BA; Arthur Shwabb (15) no Fluminense/RJ; Guilherme Santos (21), Gama/DF.

Corona vírus

Antes da pandemia o projeto Shalke XII atendia 120 crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, com atividades recreativas, especialmente futebol. Agora a bola não rola, temporariamente, mas a vida segue. Aderiu-se a novas modalidades recreativas, praticadas no isolamento social: os jogos eletrônicos. Em 2020 houve o ‘Shalke Gamer’ com jogos internos, para a comunidade, e externos, também para simpatizantes.

Além dos jogos eletrônicos o projeto mantém campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, remédios e agasalhos, para instituições e pessoas carentes. Promove a solidariedade juntando a disponibilidade de quem tem para dar, à necessidade de quem precisa receber. Quem pode ajudar fale com Farion Souza, pelo whatsapp (61) 9 8402.1683. Doações em dinheiro podem ser pelo link https://shalke12.apoiar.co.

Comemoração de aniversário – no Instagram @shalkexii

Shalke 13 anos de história – de 08 a 29/04/2021

Dia 08, quinta, 20 horas, falando a história;

Dia 10, sábado, 09 horas, bate papo alunos/colaboradores;

Dia 13, terça, 20 horas, bate papo convidados/parceiros;

Dia 17, sábado, 09 horas, bate papo ex-alunos/colaboradores;

Dia 20, terça, 20 horas, shalke gamers;

Dia 24, sábado, 09 horas, treino em casa;

Dia 29, quinta, 20 horas, encerramento/agradecimentos.

Contatos: (61) 9 9158-0657, 9 8402.1683 e 3358.0114

www.shalke12.org | [email protected] | facebook.com.br/shalke12 | @shalkexii

Últimos posts por Janaina Scartazzini | Colunista de Variedades (exibir todos)