Hoje: Grande Final do Circuito de Quadrilhas do DF e entorno

Grande Final do 18º Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno

Neste final de semana, no Taguaparque, acontece a etapa de encerramento e final do Circuito de Quadrilhas Juninas realizado pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno – LINQ/DFE.

As apresentações de quadrilhas levam às arenas a excelência de grupos do DF e Entorno que encantam o público país afora nesta época do ano encantam o público de Taguatinga. A competição ocorre desde 2001, passando por várias cidades do DF e Entorno e está em sua 18º edição. Atualmente, faz parte do Calendário Oficial do Distrito Federal e do Circuito Brasília Junina, promovido pelo Imaginário Cultural e Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Foto: Davi Mello

O circuito está organizado em dois módulos: Especial e Acesso, com a participação de 25 grupos. A disputa pelas melhores posições se dará num total de 5 etapas para cada modulo, que passou por diversas cidades do DF e Entorno. A grande campeã do Circuito irá representar o DF e Entorno no 14º Concurso Nacional de Quadrilhas que este ano acontecerá em Boa Vista – RR. Outros grupos premiados também representarão o DF em concursos, festivais em outros estados no Norte e centro-oeste.

E mais

Além da manutenção das tradições culturais, os grupos juninos têm uma função social muito importante, promovendo a inclusão social e o despertar da cidadania, onde os trabalhos realizados pelos grupos não se resumi as apresentações no período junino, mas durante o ao todo com trabalhos em suas comunidades. Este movimento, além de incrementar o turismo regional, gera emprego e renda e aquece a economia local.

Liga de quadrilhas
A Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno – LINQ/DFE foi criada em abril de 2000, para organizar esse movimento de nossa Cultura popular. No mesmo processo se criou também a Confederação Brasileira das Entidades de Quadrilhas Juninas, que organiza o movimento em nível nacional.

Foto: Davi Mello

Circuito Brasília Junina 2018
O Brasília Junina tem a missão de mapear, valorizar e fomentar a cadeia produtiva dos grupos de cultura  popular que promovem a tradição das festas juninas no DF e Entorno. Em cada cidade que recebe o circuito é montada a arena Brasília Junina. A estrutura abriga artistas e público com área para apresentações de dança e música, praça de alimentação com comidas típicas e área para expositores de artesanato. O Circuito Brasília Junina 2018 é realizado pelo Imaginário Cultural em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito
Federal.

 

Copyright© 2018 | Gazeta Brasília - Jornal Online de Brasília | contato@GazetaBrasilia.com.br