Dr. Condomínio dá dicas para evitar fraudes em condomínios

Consultor condominial há 30 anos, Aldo Júnior tem experiência na área e sabe que é preciso responsabilidade e profissionalismo para gerenciar e lidar com a verba de um condomínio.

Grande parte da população vive em condomínios hoje em dia, seja pela segurança ou pela comodidade de ter muitas opções de lazer em um mesmo espaço.  Mas apesar das vantagens, os moradores precisam ter atenção em como o lugar está sendo gerenciado. Como em uma cidade, o condomínio tem regras: um síndico para gerenciar e condôminos, que devem seguir as normas e fiscalizar a atuação do gestor. Muitas vezes, no entanto, moradores pagam o valor cobrado pelo condomínio sem procurar saber como o dinheiro está sendo aplicado e sem exigir prestação de contas; é aí que as fraudes podem acontecer.

De acordo com o consultor condominial e diretor da JR Office, o Dr. Condomínio Aldo Júnior, o síndico tem responsabilidades muito sérias, tanto que ele pode responder civil e criminalmente por qualquer ação que ocorre dentro do edifício que ele gerencia. Por isso, quando a pessoa decide assumir o cargo, ela precisa conhecer bem os direitos e os deveres que a função imprime. Outro fator importante para que a gestão do lugar funcione é o morador fiscalizar como o dinheiro está sendo empregado. “Síndico e condôminos precisam trabalhar juntos para que exista uma harmonia e todos sejam beneficiados. É preciso sempre ter muita cautela, porque lidar com o dinheiro de terceiros sempre pode gerar muitas confusões”, revela o consultor. “Para o gestor condominial, eu sempre aconselho a ter todos os registros de tudo que é feito e sempre prestar contas da verba utilizada. Isso é primordial! Já para os moradores, é sempre importante lembrá-los que eles também têm deveres a cumprir e devem ter atenção ao que acontece no lugar onde moram”, explica o dr. Aldo Júnior.

Dentre as funções do síndico estão a de gerenciar o condomínio, para isso ele deve pagar em dia as contas do lugar, convocar assembleias quando necessário, sugerir melhorias para a edificação, acompanhar de perto o trabalho dos funcionários, executar campanhas de conscientização, apresentar documentos que prestem contas aos moradores do que foi gasto. Aos moradores, cabe a função de auxiliar o síndico cumprindo as normas e cobrando quando necessário. Além disso, alguns cuidados podem ser tomados para se evitar o desvio de verba, como as dicas sugeridas pelo Dr. Condomínio:

1)Antes de votar, tente descobrir quem é o candidato a síndico;

2) Monte um conselho fiscal que atue junto com o sindico;

3) Exija a prestação de contas do condomínio;

4) Quando existir a suspeita de fraude, contrate uma auditoria no condomínio para apurar tecnicamente e levantar provas para acionar o Judiciário

Sobre Dr. Condomínio – O Dr. Condomínio, Aldo Junior, é diretor-geral da JR Office Assessoria Condominial e se tornou conhecido pela vasta experiência em gestão condominial, palestrante renomado sobre temas condominiais em todo o País. le estudou Direito, é contabilista, consultor condominial há 30 anos, coordenador-geral e promotor de grandes eventos nacionais como a Unasíndico e o ciclo de palestras condominiais. Ele também é colunista da Franquia Nacional do Jornal do Síndico em 23 estados, dos portais Síndiconet e Universo Condomínio. Em Brasília, Aldo é editor-geral da Folha do Síndico DF.

 

Sobre a JR Office – A JR Office Assessoria Condominial com sua inteligência em serviços condominiais foi fundada em 1988, em Brasília, e tem 29 anos de experiência exclusivamente na área condominial. O grupo, que tem sede no SIA Trecho 4 e filial em Águas Claras, atende tanto condomínios residenciais, comerciais e abrange dois pilares de sustentação da administração condominial: transparência na prestação de contas e eficiência na cobrança.

 

Serviço

DR. CONDOMÍNIO DÁ DICAS PARA EVITAR FRAUDES EM CONDOMÍNIOS

Canal do dr. Condomínio, no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLBt4K7oZt0WypW2ttkcxyA

Site: http://www.jroffice.com.br

Copyright© 2018 | Gazeta Brasília - Jornal Online de Brasília | contato@GazetaBrasilia.com.br