African Week 2018 acontece em São Paulo

São Paulo receberá entre os dias 21 e 25 de maio de 2018, na capital, o maior evento Afro de todos os tempos já realizado no país, o African Week. Serão 5 dias de atividades culturais, gastronomia, música, dança, palestras de economia e relações internacionais, premiação aos destaques da cultura Afro descentes no Brasil e o African Day.

O Centro Cultural Africano em parceria dos Consulados do Continente Africano (África do Sul, Angola, Cabo Verde, Egito, Moçambique, Marrocos, Nigéria e Namíbia) com apoio institucional do São Paulo Convention & Visitors Bureau, execução em parceria com MCI- Brasil – Eventos; vem apresentar uma proposta inovadora, o “AFRICAN WEEK 2018”que tem como objetivo oferecer a cidade de São Paulo durante uma semana o AFRICAN: FESTIVAL – DESIGN – PREMIO AFRICA BRASIL – DAY – UBUNTU, que será considerada uma contribuição relevante na construção do conhecimento da cultura africana e a geração de novos negócios, pois conhecer a influência da cultura africana éreconhecer e valorizar a diversidade brasileira.

Através do projeto “African Week 2018”, a proposta do evento é mostrar uma África contemporânea e divulgar, valorizar e promover a cultura africana por meio de intercâmbio e da promoção das atividades culturais, econômicas e sócio – ambientais. Sabe-se que a cultura é o conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes, moda etc. que distinguem um grupo social. Por isso, entendemos como um fator primordial a necessidade de se expandir esses valores e culturais além-fronteiras.

Dentre os eventos realizados na semana de comemoração ao “Dia da África”, no dia 21/05, acontece na FAAP o“African Design” com exposição de acessórios criados pelos melhores designers de moda e joias da África e por africanos residentes no Brasil. Durante o evento ainda acontecerá o “Desfile African Week”, uma espécie de Fashion Week com todas as tendências, cores, cortes e modelos da atualidade.

Nos dias 23 e 24/05, também na FAAP, acontece o “African Business”, com mesas de debates com os tema: “Angola Plano Intercalar 2018 / 2022”, “Oportunidades de negócios em Africa , Egito, Africa do Sul, Zimbabue, Nigéria, Benin, Senegal, Togo e Mali”. Na parte da tarde mais duas mesas de debates priorizando o encontro de negócios com os países da Africa. As incrições para o evento, serão realizadas no portal do African Week (www.africanweek.com.br), as mesas são limitadas à 200 participantes / dia.

Em comemoração ao “Dia da África”, celebrado no dia 25, o evento recebe o painel A importância de ensinar a história e a cultura africanas e da diáspora no Brasil hoje”, que terá como palestrante o Prof. Dr. Kabengele Munangaespecialista em antropologia da população afro-brasileira, atentando-se a questão do racismo na sociedade brasileira. O evento será realizado no Museu da Imigração do Estado de São Paulo, na Mooca.

Um dos momentos mais esperados e com certeza emocionantes da semana, será a entrega do Prêmio Africa Brasil 2018, que premiará os grandes destaques da cultura, da música, da arte, dos movimentos sociais e de integração afro brasileiros, artistas, autoridades e celebridades estarão reunidos nesta grande festividade, que acontecerá no dia 24/05, na Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Copyright© 2018 | Gazeta Brasília - Jornal Online de Brasília | contato@GazetaBrasilia.com.br